Curiosidades sobre o lúpulo. Conheça mais sobre a famosa planta usada na cerveja
O lúpulo é uma planta usada há séculos para fins medicinais relacionados ao relaxamento. E foi aproximadamente no ano de 736, estudos indicam que na Alemanha, que começou a ser usado e relacionado com a cerveja. Atualmente, existem muitas variedades de lúpulo com diversas concentrações de resinas, que conferem o clássico amargor da planta, que conhecemos nas cervejas.
Origem
Com origens na Europa e norte da Ásia, o lúpulo é uma planta trepadeira que pode viver até 50 anos e atingir uma boa altura. Os primeiros registros de seu cultivo são do século VIII para fins medicinais, como para efeitos relaxantes, já atualmente, cerca de 98% do lúpulo cultivado é destinado para a fabricação de cervejas.
Curiosidades
O lúpulo é uma planta dioica, ou seja, apresenta planta feminina e masculina, sendo a planta feminina que produz os chamados grânulos de lupulina, que são usados na fabricação da nossa bebida favorita.
Na Europa Antiga, o lúpulo também era usado em tinturas, como aromatizante e conservante de bebidas, hoje, ele é o principal ingrediente para conferir aroma e sabor nas cervejas, com as substâncias extraídas de sua flor.
Prove o chopp Dust
A Dust Cervejaria aprecia muito o lúpulo e sua história secular, prove o nosso chopp artesanal e sinta o melhor do aroma e sabor da planta em cada gole.