Conheça a origem da cerveja IPA – a India Pale Ale
A cerveja IPA – India Pale Ale, tem conquistado o paladar dos apreciadores de cerveja em todo o mundo desde que surgiu no século 18, na Grã-Bretanha.
Ao exportar cerveja para suas colônias na Índia, a Grã-Bretanha enfrentava condições de transporte desafiadoras, com longas viagens e os inconvenientes das variações de temperatura que comprometiam a qualidade do produto.
Para garantir que a cerveja chegasse em bom estado, os cervejeiros britânicos começaram a produzir uma versão mais forte e com mais lúpulo que a Pale Ale tradicional.
Essa cerveja, com teor alcoólico mais elevado e uma carga extra de lúpulo, era mais resistente ao calor e ao tempo. E assim chegou à Índia mantendo sua legítima qualidade, ganhando o nome IPA, como uma solução prática e eficiente na tentativa de manter a qualidade da cerveja durante o transporte para onde é que fosse necessário
IPA. Um problema que virou oportunidade
A tentativa de alterar as doses de ingredientes da receita resultou em um tipo de cerveja que com o tempo acabou ganhando notas cítricas, florais e um amargor cativante aos apreciadores.
A IPA de hoje em dia mantém as mesmas raízes de conservação de qualidade, mas tornou-se uma genuína explosão de sabor nas mãos de mestres-cervejeiros.
Atualmente, as IPAs são produzidas em todo o mundo, com inúmeras variações que exploram diferentes tipos de lúpulo, malte, notas, aromas e técnicas de fabricação.